Fisioterapia

Pilates, RPG, Quiropraxia, Fisioterapia: Neurológica & Motora e Respiratória

PILATES

O Pilates é uma técnica que foi criada na Alemanha por Joseph Pilates. É uma série de exercícios que trazem muitos benefícios ao seu Corpo e sua Mente. Praticamente não existem contra-indicações para os Exercícios de Pilates, é recomendado que se inicie a partir dos doze anos, pois a partir dessa idade a criança já possui concentração para realizá-los e podem ser praticados até os cem anos.
Na prática do Pilates são utilizados aparelhos e/ou acessórios ou os exercícios podem ser realizados no solo mesmo. Os acessórios são molas, bolas de Pilates e elásticos. Grávidas a partir do quarto mês também podem praticar, pois ajudam a aliviar as dores que podem surgir na coluna. Um dos melhores benefícios dos praticantes de Pilates é que tem menos chances de desenvolver também estresse. Para alcançar os resultados desejados é aconselhável que se faça os exercícios de Pilates duas vezes por semana pelo menos.
Benefícios:
Fortifica & Tonifica os Músculos
Alonga & Melhora a Postura
Melhora na Circulação Sanguínea
Fortalece os Orgãos Internos
Elimina as Toxinas
Dá Maior Mobilidade das Articulações
Melhora a Concentração
Alivia o Estresse
Melhora a Respiração
Aumenta a Flexibilidade
Oferece Sensação de Relaxamento
Melhora a Coordenação Motora
Estimula a Resistência Física e Mental

RPG

A Reeducação Postural Global, mais designada por suas iniciais RPG, consiste em ajustamentos osteomusculares, a fim de reequilibrar os músculos que mantêm a postura, alongando e flexibilizando os músculos da estática, que são músculos que estão em constante retração e precisam de alongamento e fortalecendo os músculos da dinâmica. Com isso, devolvemos ao músculo seu comprimento, sua flexibilidade, sua resistência, e sua força, liberando as articulações.
Tratamento:
As sessões duram aproximadamente uma hora e são realizadas individualmente.
Frequência: 1 vez por semana.
Indicações:
A RPG é indicada para prevenção e reabilitação de inúmeras patologias do sistema músculo-esquelético, e diversos problemas de coluna como: escolisose, hipercifose, hérnia de disco, hiperlordose lombar e cervical, problemas morfológicos, articulares, traumáticos, musculares como encurtamentos, problemas respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (fibromialgia , artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia, podem ser tratados pela RPG.

QUIROPRAXIA

A Quiropraxia pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade.
Problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético podem ser tratados por um quiroprático.

FISOTERAPIA NEUROLÓGICA
NEURO FUNCIONAL

Fisioterapia Neurológica é uma área específica da Fisioterapia, que tem foco em pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal. É reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desde 1988 e trabalha com técnicas e tratamentos para recuperação dos pacientes.

O fisioterapeuta neurológico, então, atua em todas as condições que tenham disfunções no cérebro, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e junções neuromusculares. Alguns exemplos são:

  • Alzheimer;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Parkinson;
  • hidrocefalia;
  • derrame cerebral;
  • esclerose múltipla;
  • traumatismo cranioencefálico;
  • síndrome de Down;
  • paraplegia;
  • tetraplegia.

FISOTERAPIA MOTORA

A fisioterapia motora possui o objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária (AVD´s) do paciente. Complicações secundarias a imobilidade como: constipação intestinal, edemas, atelectasias, dores localizadas ou generalizadas, também são possíveis de amenizar com a fisioterapia motora.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.
Muitos pacientes podem se beneficiar com a Fisioterapia Respiratória, incluindo pacientes com diagnóstico de Asma Brônquica, Bronquite Crônica, DPOC, Enfisema Pulmonar, Bronquiolite, Fibrose Cística, Fibrose Pulmonar, Pneumonias, Doenças Oncológicas, Pré e Pós operatório de cirurgias torácicas e abdominais, entre outras.